O Brasil registrou, de 2000 a 2010, mais de 300 mil infectados por hepatite. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (28), Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais.
Os brasileiros entre 20 e 49 anos de idade correspondem a 72% do total de 104.454 infectados pela hepatite B. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que, à medida que a população fica mais velha, maiores são as chances de se descobrir a doença.Quanto mais nós subimos na faixa etária, temos pessoas jovens que se expuseram ao risco na faixa de 20 e poucos anos e só descobriram a doença depois, por volta dos 40.
O estudo do ministério mostrou que a transmissão sexual da hepatite B é dez vezes maior na população jovem, entre 20 e 39 anos.
- Nesse sentido, duas grandes estratégias devem ser adotadas: estímulo às práticas sexuais seguras, redução da vulnerabilidade e acesso à informação.
Barbosa explicou que a hepatite pode ser uma doença silenciosa, que só apresenta sintomas após vários anos do contágio. O secretário afirmou ainda que uma das principais formas de se evitar a hepatite B é a imunização. Neste ano, o Ministério da Saúde estendeu a faixa etária da vacina até 24 anos. Em 2012, segundo a pasta, será oferecida também a jovens de até 29 anos.
Hepatite fique atento